Acompanhando o Globo Repórter apresentado ontem pela Globo, fiquei envergonhada de ser brasileira. É realmente um absurdo a situação da Saúde Pública em nosso país, quem tem condições tem uma grande chance de sobreviver as enfermidades, mas, ao contrário de quem não tem e depende exclusivamente da Rede Pública, morre sem atendimento e mesmo quando o recebe, morre por falta de estrutura, de condições das mais básicas.
E o pior é que isso não está acontecendo apenas no Norte, Nordeste, Sudeste do País, aqui bem perto de nós a situação não é diferente.
E nossa cidade (Maringá) por exemplo, na Rede pública, não tem médico especialista em Pneumologia ( o único que tinha está afastado por motivo de saúde) e para se conseguir uma consulta com um Reumatologista ou Dermatologista demora em média de 7 a 8 meses e isso não é o pior. O exame Preventivo Ginecológico depois que é mandado para o laboratório, demora de 20 a 30 dias para a paciente pegar o resultado ( e os governantes falam tanta em prevenção, que quanto antes o câncer de útero e de colo de útero forem detectados, mas fácil obter a cura) e exames de sangue então? Quando médico dá o pedido, o paciente tem que primeiro agendar para no dia marcado ir colher o material, estando no Posto de Saúde antes das 7hs para enfrentar a fila e só é colhido no máximo até as 8:30hs. Com os exames por imagem é pior ainda as mamografias, ultrasonografia, etc., quando tem, são agendadas para no mínimo 90 dias. Olha gente! Estou cada dia mais indignada e com tantos médicos que foram eleitos e assumiram uma cadeira no Poder Legislativo de Maringá, fico achando que o negócio é quando precisar de atendimento pela Rede Pública que é melhor rezar, orar, pedir um milagre, pois só assim.....
Isso esta virando uma vergonha mundial!!!
ResponderExcluirÉ verdade Kelly, e tem mais , os postos de saúde de Maringá não realizam também alguns exames, tais como: Hormônio Folículo Estimulante (FSH), hormônio estradiol, beta HCG, Vitamina B12 e ferro sérico. Se a gente precisar de um exame desse o jeito é pagar, ou se não tiver condições não faz, assim é a saúde publica. realmente uma VERGONHA.
ResponderExcluirA vergonha já começa pelo nosso HU, e pelo Hospital Municipal, como uma pessoa pode ficar dias a espera de um atendimento especializado, se políticos precisassem de atendimento público garanto que a qualidade seria outra, ou então algum parente morresse na fila, por falta de atendimento...
ResponderExcluir